segunda-feira, 27 de maio de 2013

CPM e UESC promovem seminário para jovens e GT da Juventude marca presença

O Colégio da Polícia Militar de Ilhéus (CPM) em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizou no auditório da Faculdade de Ilhéus, nos dias 23 e 24 de maio, o III Seminário de Sociologia. Com tema central “Desejos: o caminho para transformações sociais!”, o evento contou com a participação do grupo de trabalho da juventude (GTJ), que apresentou a importância de participação dos jovens na vida política de sua cidade e a necessidade de criação de políticas públicas no município, como essencial para a promoção de igualdade das minorias.

O jovem estudante de Engenharia da UESC, Thiago Pacheco, diretor de projetos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e membro do GTJ, apresentou os pilares para a construção das políticas públicas, em Ilhéus.  Há proposta de reativação e redemocratização do COMJUVI (Conselho Municipal da Juventude de Ilhéus), criação de um fundo, exclusivamente, para esta faixa etária e realização de conferência anual. “Estou aqui hoje para mostrar aos jovens que todo esse esforço só é possível com a participação deles. A ideia é realizarmos a conferência para discussão do texto da lei, criarmos um projeto de lei de iniciativa popular, arrecadarmos as assinaturas e, por fim, entregar ao poder legislativo para análise, discussão e possível aprovação. Tem sido um esforço muito grande de todo o grupo!”, explicou Thiago.

Durante dois dias, os quase 200 jovens tiveram contato com temas como a política de cotas, redução da maioridade penal, movimentos estudantis, sexualidade, mercado de trabalho e questões de gênero. “Promover o contato de toda galera com temas sociais significa levar à reflexão do nosso papel na sociedade e ao questionamento: o que eu posso fazer para melhorar minha realidade? Sou aluno do CPM, participo do grupo de trabalho da juventude e estou trabalhando para fazer toda a diferença”, destacou Ricardo Rocha, aluno do 3º ano do colégio e participante do movimento político jovem.

A coordenação do seminário é assinada pelo professor do CPM, Lourival Leal Filho, e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da UESC.

O conselho municipal é o órgão representativo da sociedade e seu papel é o de moderador junto ao governo. Pode ser somente consultivo ou também deliberativo.

PARTICIPE! \o

COMJUVI na Internet:
Facebook: Comjuvi – Conselho Municipal de Juventude de Ilhéus


0 comentários:

Postar um comentário